terça-feira, 15 de maio de 2007

TENDÊNCIA A MINORITY REPORT - escrito próprio


Bem, o negócio é sentar aqui a uma e meia da manhã e tentar escrever alguma coisa, pensei em muita coisa ao mesmo tempo e entre tantas coisas da política local, estadual e nacional, achei que o assunto que ta aí rolando no noticiário é o que por alguns segundos será discutido, e se trata da diminuição da maioridade penal, que numa dessas comissões que a caterva de Brasília costuma montar, indo na onda (as vezes provocando a onda) das notícias sensacionalistas que a mídia de massa adora. Pois não é que vão votar no Plenário do Congresso se baixa ou não baixa de 18 pra 16 anos a responsabilidade penal! Ou seja, se passar pela maioria, o pivete de 16 que cometer crime vai ser tratado como adulto pela justiça. Ótimo.
Ótimo?
Pô, quer dizer então que, se a molecada de 15, 14, 13 começar a matar mais que os outros, vão baixar mais? Até que idade? Então vão copiar aquele filmeco do tal Tom Cruise, aliás, uma ficção ridícula, onde a polícia vai ter dispositivos pra descobrir quando alguém vai cometer um crime no futuro e prender antes.
No caso daqui, vão começar então analisar o pessoal das favelas e observar as crianças pobres, desnutridas, de famílias esquecidas e mal-tratadas pelo poder público e apontar assim:

- Aquele ali tem a maior cara de bandido, melhor matar já de pequeno.

Ou então:

- Sinto muito senhora, nossos técnicos detectaram alto poder criminal no seu filho Jairtson e por isso o senhor perdeu o direito ao Bolsa Família e o Jairtson vai ter de ser internado imediatamente.

Exagero?
Não é não, por que toda caminhada, seja boa ou não, começa com um passo, e baixar a maioridade penal de 18 pra 16 anos é o primeiro passo de uma caminhada pro abismo.
O caminho correto é fazer alguma coisa pra tirar as pessoas da miséria e dar reais oportunidades de viver com dignidade. Educação, esporte, primeiro emprego, salário digno, etc. Só assim a molecada vai desviar do crime e da violência.

Haa!! Quase esqueci de falar, tudo isso voltou à baila, com a tragédia do menino João Hélio no Rio de Janeiro, uma coisa hedionda, mas que a mídia adorou por no ar, deve ter faturado horrores com a dor dos familiares do garotinho. E agora espera ansiosamente pela próxima desgraça. E se der tudo certo além de faturar uma grana absurda, ainda podem conseguir que o melhor mesmo e exterminar de vez com todos os moradores das favelas.
Tudo na legalidade do Congresso Nacional.
Afinal, na visão mesquinha e elitista, os pobres é que são responsáveis pela violência, por que nenhum filhinho de papai de 16 anos vai ser preso, pode apostar.

Alnary Rocha
27/04/2007

Nenhum comentário: