quarta-feira, 10 de junho de 2009

BIOGRAFIA DE NAEL NUNES ROCHA, TIO NAEL - por Horácio Nunes Rocha - Tio Horácio



Alguns dados biográfico de NAEL NUNES ROCHA, solicitados pela Câmara Municipal de Ponta Grossa-PR, para a finalidade de homenageá-lo com nome de RUA da cidade.

O TEXTO DE DADOS BIOGRÁFICOS É DE AUTORIA DE HORÁCIO NUNES ROCHA.

Lei nº.5740 - Nominação de RUA.
Autoria: Vereador MESSIAS CARNEIRO DE MORAIS.
RUA NAEL NUNES ROCHA.
Local: Jardim Alphaville-Ponta Grossa- PR


A vida humana é fugaz, tênue e passageira, por isso, para que ela não seja, também, vã, é preciso outorgar-lhe sentido, pois dessa forma ela é capaz de transcender sua limitação material e permanecer para sempre na memória daqueles que foram tocados por suas ações, concedendo-lhe, assim, um pouco de imortalidade.

Na frase poética: SER LEMBRADO É NÃO MORRER JAMAIS...


Nael Nunes Rocha nasceu em 18 de novembro de 1928, na cidade de Ponta Grossa-PR, filho do Sr. Alcides da Silva Rocha e Dona Lilita Nunes Rocha, ambos falecidos.
Sendo seus irmãos, os cidadãos Pontagrossenses: Horácio Nunes Rocha, Luiz Nunes Rocha, Sidney Nunes Rocha, Rubem Nunes Rocha, Edny Rocha Saad, Alnary Nunes Rocha, Antônio Nunes Rocha, João Arivaldo Nunes Rocha, João Maria Nunes Rocha, Siloé Clodney Nunes Rocha, Rosaldo Lenington Nunes Rocha e Alcides Ivan Nunes Rocha.

Nael era casado com Lindamir Gubert Rocha, professora, sendo seus filhos o Engenheiro Roberto Gubert Rocha e a Administradora de Empresas Denyse Gubert Rocha.

Foi um lutador incansável no soerguimento da cidade de Ponta Grossa, que ele amava tanto. Fez parte da Fundação da 1ª Administração da Petrobrás em Ponta Grossa-PR, como projetista de prospecção técnica, onde se aposentou; foi projetista da construção civil, com várias obras na edificação de residências e prédios de nossa cidade, onde ele procurava valorizar quanto mais à cidade – a terra onde nasceu; era artista plástico de incomum talento, haja vista as exposições feitas de seu trabalho artístico e crônicas radiográficas escritas por José Corrêa Francisco, poeta Pontagrossense, lidas por João Ostrovski, da Rádio Nacional Sul de nossa cidade.

Em seu trabalho artístico, Nael procurava sempre homenagear a região dos Campos Gerais, sem visar qualquer recompensa monetária, pois era um devaneio de seu espírito amoroso pela sua terra; era privilegiado por Deus com uma inteligência fabulosa, e, seus conhecimentos culturais eram imensos, que os usava para ajudar os que o buscavam, tendo encaminhado muitos profissionalmente; estava sempre atuante como voluntário incondicional no campo da filantropia anônima e particular, o que lhe valeu um número enorme de simpatizantes e amigos.

Desportista vibrante, onde era considerado um dos melhores na arte da pescaria amadora. Na vida social, foi Diretor e também Presidente do Clube Pontagrossense; Diretor de Patrimônio do Clube da Lagoa, sendo o primeiro Presidente do PFL, no campo da política em Ponta Grossa.

No livro Ponta Grossa - Edição Histórica, comemorativa do 152º Aniversário de Ponta Grossa, Nael contribuiu com um prestimoso feito artístico com seus mapas geológicos, estando seu nome inscrito, juntamente com os demais colaboradores da edição Histórica de Ponta Grossas; na Universidade Estadual de Ponta Grossa, deu sua ajuda e colaboração graciosa, junto com outros abnegados, quando da instalação da Faculdade de Engenharia, principalmente no campo da prospecção geológica e também, na operação da máquina, à época novel, chamada MULTIPLEX.

Nael teve nesta vida uma passagem luminosa, deixando marcas indeléveis na história de Ponta Grossa, que ele tanto amou, bem assim, como um todo - os Campos Gerais.

Espelhando o sentimento do povo, a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná e a Câmara Municipal de Ponta Grossa, apresentaram à família, sentimentos de pesar quando de seu falecimento em 19 de junho de 1996, na cidade de Curitiba-PR, deixando esposa e filhos, que procuram mirar-se no exemplo de bondade, humanismo e amor ao próximo, que ele cultivou diariamente como seu maior legado.

Um comentário:

Ana Rusky disse...

Adorei recordar o saudoso Sr. Nael, os padrinho Rochinha e Lilita, da minha irmã Edy Ana,Srs. Alnary e Luiz, que foram amigos de meu pai e Denyse minha amiga e colega no tempo do Regente Feijó.
Ana Lúcia Rusky