sexta-feira, 7 de maio de 2010

PT x PT - texto próprio


Algumas coisas tem de ser ditas em vista das eleições que se aproximam.
O cenário político paranaense entra em conflito com o cenário nacional, a medida em que o Governo Lula pressiona o PT do Paraná para que se façam alianças pouco ortodoxas, para dizer o mínimo e totalmente impossíveis para dizer o máximo.
A questão primeira da aliança com o PDT do Senador Osmar Dias, está para mim, no máximo, ou seja, como militante do PT é impossível apoiar, votar, ou fazer qualquer gesto na direção de te-lo como Governador, ele representa os interesses do agronegócio (sua parte mais conservadora), se diz ser ex-UDR. É portanto, representante daquilo tudo que nós, militantes do PT, sempre lutamos contra. E assim, não é possível fazermos qualquer tipo de concessão nesse sentido, nem mesmo pelo argumento de construir um bom palanque para a nossa Candidata a Presidência, Dilma Roussef.
E pelo lado do PDT de Osmar, existe uma tremenda má vontade para essa aliança, visto que seus militantes são anti-PT e anti-Dilma, e em minha opinião, jamais fariam campanha para ela, e tampouco o senador faria também, exceto nas campanhas de televisão oficiais, e olhe lá.
Assim, me parece claro que a insistência de Lula em aproximar PT e PDT no Paraná é como tentar misturar óleo e água, impossível.
Por outro lado, a insistência de alguns petistas paranaenses, na opinião de não lançar candidatura própria ao Governo do Estado, é um dos equívocos mais condenáveis da história recente do Partido. Mesmo com declarações dos dirigentes locais a favor da candidatura pŕopria, algumas correntes não querem, o que para mim, só pode ser por existir interesses pessoais, sejam para eleger alguém, ou não deixar surgir novas lideranças no Estado, conservando-se os "feudos" partidários, que tanto combatemos no passado. E isso acontece por que "deixamos" entrar no PT gente muito ruim, políticos de terceira categoria, parece até coisa da "direita", infiltrando "agentes" para corroer o PT por dentro.
Na minha opinião, devemos lançar candidatura própria sim, com um quadro novo, que pode surpreender na reta final. Ressalto que o PT sempre fez isso, e foi assim que se constituiu e cresceu, querer ser igual aos outros é o que está nos matando aos poucos.